Pular para o conteúdo principal

SEM COMUNICAÇÃO, NÃO TEM AÇÃO!

 

SEM COMUNICAÇÃO, NÃO TEM AÇÃO!

2023 fevereiro 4

A Internet e sua infinidade de ferramentas, empoderou todos aqueles que desejam dizer algo. Isso é maravilhoso. Mas, mexe com a base da mídia: a Comunicação.

Nós, continuamente, desenvolvemos diferentes sistemas de Comunicação, para tornar possível a convivência social. A própria palavra COMUNICAR significa PARTILHAR.

Eu tive o privilégio de lecionar uma matéria sobre a História da Comunicação e outras tantas relacionadas com o tema. Guardo com carinho, até hoje, o livro que comprei no Ensino Médio e que me inspirou a mergulhar nesse estudo: A COMUNICAÇÃO HUMANA, de Colin Cherry.

Evidentemente, muito se acrescentou, após tantas décadas. Mas, como dizíamos (e provocávamos): Comunicação é tudo! Mas, sem radicalismo, é inevitável a reflexão, a cada palavra, sinal, símbolo, som ou a famosa linguagem corporal. De qualquer modo, temos que refletir sobre o efeito do que estamos transmitindo. Não se trata do que queremos comunicar e sim do que o receptor entendeu... Se ele não captou o que queríamos que captasse, simplesmente, não houve Comunicação.

E o que temos hoje?  Uma overdose se informações e isso pode ser maravilhoso... ou não.

A Informação é o registro de algo que existe ou ocorreu e, se pensarmos nas mídias sociais, embora possa chegar a bilhões de pessoas, a relação entre a Fonte da Informação e o Receptor é passiva.

No entanto, muitas vezes, o que buscamos é Conhecimento. E este, embora dependa de informações, é ativo e exige criação e produção. Coloca a Informação em prática, através da aprendizagem e experiência. Nessa perspectiva, quem deseja, realmente, se comunicar (nas redes, ou fora delas) precisa oferecer informações de valor, que facilitem a compreensão real, provoquem aprendizado e experiências. 

Não falar, por falar (ou escrever, por escrever). Comunicar é seríssimo. Foi o que conduziu a humanidade até onde chegamos. Essa avalanche de Dados, Informações e Conhecimento deve evoluir sob a luz da Comunicação. Porque o grande desafio é alcançar a Sabedoria que nasce dessas reflexões.  

Não se atinge a Sabedoria sem Conhecimento e este vem da obtenção de informações. A Sabedoria nascerá da reflexão, quando se avalia o Conhecimento pelos nossos parâmetros éticos e morais. Na verdade, passa pelo olhar para si mesmo, compreendendo a sua essência. Isso é que valida ou não toda a Informação que recebemos. Não podemos nos sufocar com tanta informação, nem perder tempo criticando isso ou aquilo. 

Devemos, mais que tudo, usar o senso crítico e filtrar, com base no que somos e sabemos. Ou seja, antes de se comunicar com todos, comunicar-se consigo mesmo é essencial. Afinal, tudo é Comunicação.

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEJA COMPETENTE, TENHA ATITUDE!

  Mas, afinal de contas, como medir a nossa competência? Como medir essa competência em alguém, se isso depende dos nossos conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades específicas? De fato, o diferencial numa pessoa é reconhecido pela combinação de seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes. Juntos, se refletirão nos resultados obtidos em cada tarefa, cada trabalho, cada desafio. Melhor ou pior, representam a competência do indivíduo. Atualmente, ninguém contesta, as informações estão democraticamente disponíveis para quem quiser... e, quem quiser, pode transformar isso em conhecimento. Facilmente podemos alcançar um treinamento teórico sobre O QUÊ queremos saber. Ficar na teoria é idealizar, precisamos de mais. E podemos também ao longo da vida, acumular diversas habilidades. O limite, algumas vezes, pode ser físico. Mas, podemos ter múltiplas habilidades e, praticando os conhecimentos, saber COMO fazer muitas coisas. No entanto, é a atitude que o indivíduo ...

UM ANO PARA APRENDER O QUE NÃO FAZER

  E foi assim... mais um ano se foi. Incrível como a cada ano, o tempo se torna mais curto em nossa percepção. Sábios já falaram sobre a relatividade do tempo, mas somente ao viver o dia a dia, podemos entender o que isso significa. Vivemos um 2024 absurdamente conturbado, sobrepondo-se até mesmo a pandemia. Piscamos o olho e, de repente, estamos às vésperas do novo ano. Inevitavelmente, vem a pergunta: e o que fizemos? Eu, particularmente, tive um ano intenso, com mudanças nos planos, enfrentamento de novos desafios e novas atividades. Sem fugir do meu foco, que são pessoas e seu relacionamento, tive a oportunidade de trabalhar com recrutamento e seleção e, ainda, as atividades do departamento pessoal. Aparentemente, não seria uma atividade tão complicada... mas estamos vivendo outros tempos. E outros perfis comportamentais. É impressionante analisar o quanto as empresas necessitam conhecimento profundo sobre as leis e mais: sobre a psicologia humana. Um detalhe e,...

O DOM DE ENSINAR

Confúcio disse: “Diga-me, e eu esquecerei. Mostre-me, eu me lembrarei. Envolva-me, eu entenderei.” Independentemente, da nossa admiração pela cultura milenar oriental, essa frase é digna de muita, muita reflexão. Ensinar é, reconhecidamente, uma nobre missão e, muitas vezes, assumida por pessoas que tem interesse, mas não se aprofundam na significância da experiência. Aparentemente, eu me descobri educador um pouco tarde. Foi em 2004, quando fui convidado a substituir emergencialmente uma professora que saia de licença. A partir daí, foram 10 anos, 6 instituições, 5 cursos diferentes e 21 disciplinas. Mas, de fato, tenho ótimas recordações do ensino médio, quando meus colegas pediam para estudar comigo... O divertido era que eu, na verdade, estava aprendendo para explicar a eles. Isso construiu em mim, uma autoconfiança muito conveniente. Melhor! Contaminou minha personalidade com um desejo incontido de ensinar. Ensinar com devoção, com dedicação e com amor. Não apenas pela p...