Pular para o conteúdo principal

SEM COMUNICAÇÃO, NÃO TEM AÇÃO!

 

SEM COMUNICAÇÃO, NÃO TEM AÇÃO!

2023 fevereiro 4

A Internet e sua infinidade de ferramentas, empoderou todos aqueles que desejam dizer algo. Isso é maravilhoso. Mas, mexe com a base da mídia: a Comunicação.

Nós, continuamente, desenvolvemos diferentes sistemas de Comunicação, para tornar possível a convivência social. A própria palavra COMUNICAR significa PARTILHAR.

Eu tive o privilégio de lecionar uma matéria sobre a História da Comunicação e outras tantas relacionadas com o tema. Guardo com carinho, até hoje, o livro que comprei no Ensino Médio e que me inspirou a mergulhar nesse estudo: A COMUNICAÇÃO HUMANA, de Colin Cherry.

Evidentemente, muito se acrescentou, após tantas décadas. Mas, como dizíamos (e provocávamos): Comunicação é tudo! Mas, sem radicalismo, é inevitável a reflexão, a cada palavra, sinal, símbolo, som ou a famosa linguagem corporal. De qualquer modo, temos que refletir sobre o efeito do que estamos transmitindo. Não se trata do que queremos comunicar e sim do que o receptor entendeu... Se ele não captou o que queríamos que captasse, simplesmente, não houve Comunicação.

E o que temos hoje?  Uma overdose se informações e isso pode ser maravilhoso... ou não.

A Informação é o registro de algo que existe ou ocorreu e, se pensarmos nas mídias sociais, embora possa chegar a bilhões de pessoas, a relação entre a Fonte da Informação e o Receptor é passiva.

No entanto, muitas vezes, o que buscamos é Conhecimento. E este, embora dependa de informações, é ativo e exige criação e produção. Coloca a Informação em prática, através da aprendizagem e experiência. Nessa perspectiva, quem deseja, realmente, se comunicar (nas redes, ou fora delas) precisa oferecer informações de valor, que facilitem a compreensão real, provoquem aprendizado e experiências. 

Não falar, por falar (ou escrever, por escrever). Comunicar é seríssimo. Foi o que conduziu a humanidade até onde chegamos. Essa avalanche de Dados, Informações e Conhecimento deve evoluir sob a luz da Comunicação. Porque o grande desafio é alcançar a Sabedoria que nasce dessas reflexões.  

Não se atinge a Sabedoria sem Conhecimento e este vem da obtenção de informações. A Sabedoria nascerá da reflexão, quando se avalia o Conhecimento pelos nossos parâmetros éticos e morais. Na verdade, passa pelo olhar para si mesmo, compreendendo a sua essência. Isso é que valida ou não toda a Informação que recebemos. Não podemos nos sufocar com tanta informação, nem perder tempo criticando isso ou aquilo. 

Devemos, mais que tudo, usar o senso crítico e filtrar, com base no que somos e sabemos. Ou seja, antes de se comunicar com todos, comunicar-se consigo mesmo é essencial. Afinal, tudo é Comunicação.

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  MEUS FILHOS   Meus filhos não são mais c rianças. Ah... como eu gostaria que ainda fossem. Lembro-me do primeiro olhar que, iludido, pensei que era para mim, me reconhecendo como pai. Lembro-me dos primeiros passos que não foram passos... Lembro-me também das quedas, do choro de dor de ouvido, daquela cólica impossível de adivinhar... Mas, lembro-me, acima de tudo da cumplicidade, da confiança que tínhamos um no outro. As perguntas curiosas sobre as coisas e, mais tarde, as perguntas curiosas sobre a vida... Costumamos dizer que não queremos que os filhos cresçam. Pode ser verdade. Porque, apesar do desejo de vê-los adultos, independentes, decidindo a própria vida, temos medo de vê-los adultos, independentes, decidindo a própria vida. Provavelmente, seja um medo infantil, resquício daquele tempo em que também fomos crianças e não queríamos perder as pessoas que nos rodeavam. O fato é que, como pai, sinto a falta daqueles tempos de educação, quando pensávamos ...

A IRONIA DA CRIAÇÃO

  A IRONIA DA CRIAÇÃO 2022 novembro 15 Eu até tento... Mas, para quem começou a fazer Marketing sem computador, criando planilhas sem Excel, fica difícil ler (ou não) tantas neo verdades. Acho fantástico que possamos expressar nossas opiniões e, sobretudo, ter onde publicá-las, democraticamente. Mas, sinto um excesso de proprietários da verdade, renomeando velhos princípios da mercadologia. O consumidor continua sendo o motivo da criação de novos produtos, a verdade continua sendo a única forma de conquistar a fidelidade de clientes, o preço continua sendo relativo diante do valor e os meios de comunicação continuam sendo fundamentais para alcançar os sentidos dos prospects e criar uma imagem de mercado. Mesmo assim, tenho acompanhado um se número de novos tipos de marketing, novas formas de criar e, na contramão do “saia da caixa”, os criadores estão se canvando. Ai de nós, se não estivermos dentro dos moldes das plataformas e templates contemporâneos. Marketing é Marketing. E...
  A BANALIZAÇÃO DO “MELHOR” Quando eu era jovem tomei conhecimento do método VER-JULGAR-AGIR. Até havia um livro que alguém me presenteou e, hoje, não sei onde foi parar. Aliás, também não sei onde foi parar essa atitude... Naquele tempo foi muito relacionado aos movimentos religiosos, mas eu não vejo porque limitá-lo dessa forma. Afinal, não deveria ser assim com todas as coisas que vemos, ouvimos e lemos? Então, ao que parece, não é o método que está esquecido... é essa prática que, a meu ver, está estreitamente ligada ao bom-senso. Ah, me esqueci. O bom-senso também está meio fora de moda. No entanto, agora, mais do que nunca, deveríamos VER e JULGAR, antes de AGIR. Lembro-me que numa disciplina de Comunicação, analisamos um texto que revelava o comportamento (atual naquela época) das pessoas atingidas pela Mídia. Uma frase saltava aos olhos: “se foi divulgado na TV, deve ser verdade!”. Se isso me assustava antes, agora me apavora. Eu não gosto de bloquear as mensagens...