Pular para o conteúdo principal

QUANTO CUSTA SEU VALOR?

 

QUANTO CUSTA SEU VALOR?

 

2023 janeiro 16

 

Estamos vivendo tempos de inversão de valores. Fica até complicado abordar o tema, mas a valorização das profissões e profissionais é um assunto atemporal. O fato é que, ao que parece, aquelas palavras de incentivo para que vivamos nossa vocação, amar o trabalho se choca com situações entristecedoras.


Eu, há algum tempo, estou focado no desenvolvimento de treinamentos empresariais exclusivos e palestras motivacionais relacionadas com os treinamentos operacionais. Mas, como minha vida profissional começou com o desejo de desenhar (vocação...), mesmo depois de me embrenhar no universo do Marketing, sinto satisfação em criar. Marcas, anúncios, material gráfico de apoio para vendas e outros mais específicos. A isso eu chamo de Hobby Job porque, de fato, não é a minha atividade central.


Mesmo assim, quando faço, faço com seriedade e profissionalismo. E cobro. O valor justo de quem faz uma peça publicitária baseada no Marketing da empresa, com a visão de mercado, com o foco no cliente dessa empresa. Mas, antes, eu faço o orçamento...

E, não é que dias atrás, eu ouvi “esse valor, só para fazer a arte?”

Independentemente, do valor em si, essa frase (clichê...) é uma bofetada na cara de qualquer profissional. Como um profissional diz na cara de outro profissional que o serviço dele é “só isso”!!!


Eu poderia lembrar o meu interlocutor que aquela arte conteria mais de quarenta anos de vivência e estudo. Poderia, fazer comparações com outros profissionais que cobram muito mais por muito menos. Mas, daí, eu é quem estaria sendo injusto. Por isso, preferi manter o valor proposto e perder o trabalho. Cada um tem e deve saber o seu valor que vai muito além do preço que cobrado.


Quando se fala em criação, gosto de lembrar que alguns produtos, a gente chega na gondola do supermercado e escolhe. Escolhe a marca, o tipo e o preço. Está tudo pronto e fabricado em escala. Definitivamente, não é o caso da Criação. Lembro-me de conversas de sala de aula, quando os alunos questionavam a própria escolha da profissão, por ter consciência de há uma desvalorização do trabalho criativo no Marketing. Mas, ainda assim, eles estavam lá, ávidos por conhecimento e buscando sua expertise, ansiosos para voltar ao mercado de trabalho com mais conhecimento e valor. 


Felizmente, tenho encontrado muitos deles se destacando em várias empresas. Porque souberam se dar valor e valorizar o que tem de melhor: sua personalidade criativa. Uma criação é um parto e um filho de valor nasce, desse processo.

Ninguém pode dar preço no meu filho.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IRONIA DA CRIAÇÃO

  A IRONIA DA CRIAÇÃO 2022 novembro 15 Eu até tento... Mas, para quem começou a fazer Marketing sem computador, criando planilhas sem Excel, fica difícil ler (ou não) tantas neo verdades. Acho fantástico que possamos expressar nossas opiniões e, sobretudo, ter onde publicá-las, democraticamente. Mas, sinto um excesso de proprietários da verdade, renomeando velhos princípios da mercadologia. O consumidor continua sendo o motivo da criação de novos produtos, a verdade continua sendo a única forma de conquistar a fidelidade de clientes, o preço continua sendo relativo diante do valor e os meios de comunicação continuam sendo fundamentais para alcançar os sentidos dos prospects e criar uma imagem de mercado. Mesmo assim, tenho acompanhado um se número de novos tipos de marketing, novas formas de criar e, na contramão do “saia da caixa”, os criadores estão se canvando. Ai de nós, se não estivermos dentro dos moldes das plataformas e templates contemporâneos. Marketing é Marketing. E...

NÃO ERA PARA VIRALIZAR ISSO...

  NÃO ERA PARA VIRALIZAR ISSO...   Mar 28, 2020 Pois é... O termo banalizou e todos os dias estamos dizendo que tem que viralizar isso, tem que viralizar aquilo.   Mas, agora o foco mudou. Não era para viralizar o medo, a insegurança e a morte.  Tampouco era para viralizar o oportunismo de tantos que se aproveitam de um momento tão preocupante, para tirar vantagem. Lembro-me que, há alguns anos, quando eu dizia que trabalhava com Marketing, alguns amigos diziam que eu “fazia com que as pessoas comprassem o que não queriam...” Eu, prontamente justificava explicando que eu somente ajudava as pessoas a identificarem suas necessidades, com toda a honestidade.  Claro que Marketing é muito mais do que isso. Mas, hoje assistimos a uma grande imensa, insana campanha de Marketing para desfazer nossa forma de pensar. Quando eu imaginaria que os meios de comunicação de massa, que eu tanto defendia, se tornariam vilões.  De repente, viralizam informaçõ...

SEM COMUNICAÇÃO, NÃO TEM AÇÃO!

  SEM COMUNICAÇÃO, NÃO TEM AÇÃO! 2023 fevereiro 4 A Internet e sua infinidade de ferramentas, empoderou todos aqueles que desejam dizer algo. Isso é maravilhoso. Mas, mexe com a base da mídia: a Comunicação. Nós, continuamente, desenvolvemos diferentes sistemas de Comunicação, para tornar possível a convivência social. A própria palavra COMUNICAR significa PARTILHAR. Eu tive o privilégio de lecionar uma matéria sobre a História da Comunicação e outras tantas relacionadas com o tema. Guardo com carinho, até hoje, o livro que comprei no Ensino Médio e que me inspirou a mergulhar nesse estudo: A COMUNICAÇÃO HUMANA, de Colin Cherry. Evidentemente, muito se acrescentou, após tantas décadas. Mas, como dizíamos (e provocávamos): Comunicação é tudo! Mas, sem radicalismo, é inevitável a reflexão, a cada palavra, sinal, símbolo, som ou a famosa linguagem corporal. De qualquer modo, temos que refletir sobre o efeito do que estamos transmitindo. Não se trata do que queremos comunicar...