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QUANTO CUSTA SEU VALOR?

 

QUANTO CUSTA SEU VALOR?

 

2023 janeiro 16

 

Estamos vivendo tempos de inversão de valores. Fica até complicado abordar o tema, mas a valorização das profissões e profissionais é um assunto atemporal. O fato é que, ao que parece, aquelas palavras de incentivo para que vivamos nossa vocação, amar o trabalho se choca com situações entristecedoras.


Eu, há algum tempo, estou focado no desenvolvimento de treinamentos empresariais exclusivos e palestras motivacionais relacionadas com os treinamentos operacionais. Mas, como minha vida profissional começou com o desejo de desenhar (vocação...), mesmo depois de me embrenhar no universo do Marketing, sinto satisfação em criar. Marcas, anúncios, material gráfico de apoio para vendas e outros mais específicos. A isso eu chamo de Hobby Job porque, de fato, não é a minha atividade central.


Mesmo assim, quando faço, faço com seriedade e profissionalismo. E cobro. O valor justo de quem faz uma peça publicitária baseada no Marketing da empresa, com a visão de mercado, com o foco no cliente dessa empresa. Mas, antes, eu faço o orçamento...

E, não é que dias atrás, eu ouvi “esse valor, só para fazer a arte?”

Independentemente, do valor em si, essa frase (clichê...) é uma bofetada na cara de qualquer profissional. Como um profissional diz na cara de outro profissional que o serviço dele é “só isso”!!!


Eu poderia lembrar o meu interlocutor que aquela arte conteria mais de quarenta anos de vivência e estudo. Poderia, fazer comparações com outros profissionais que cobram muito mais por muito menos. Mas, daí, eu é quem estaria sendo injusto. Por isso, preferi manter o valor proposto e perder o trabalho. Cada um tem e deve saber o seu valor que vai muito além do preço que cobrado.


Quando se fala em criação, gosto de lembrar que alguns produtos, a gente chega na gondola do supermercado e escolhe. Escolhe a marca, o tipo e o preço. Está tudo pronto e fabricado em escala. Definitivamente, não é o caso da Criação. Lembro-me de conversas de sala de aula, quando os alunos questionavam a própria escolha da profissão, por ter consciência de há uma desvalorização do trabalho criativo no Marketing. Mas, ainda assim, eles estavam lá, ávidos por conhecimento e buscando sua expertise, ansiosos para voltar ao mercado de trabalho com mais conhecimento e valor. 


Felizmente, tenho encontrado muitos deles se destacando em várias empresas. Porque souberam se dar valor e valorizar o que tem de melhor: sua personalidade criativa. Uma criação é um parto e um filho de valor nasce, desse processo.

Ninguém pode dar preço no meu filho.

 

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