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COMUNICAÇÃO E INFLUÊNCIA: Como Montar um Time Engajado

 A primeira vez que entendi o tema “Comunicação” como objeto de estudo e necessidade imprescindível do ser humano, foi numa disciplina do Colégio ALTINA. O professor Beto Villaça entrou com um livro nas mãos... me encantei e comprei. Só ele e eu tínhamos o livro e eu me achava o máximo. De fato, isso definiu minha carreira e trabalhei em diversas áreas, de arte-finalista a Gerente de Marketing. Então, sempre que posso, introduzo o tema em minhas palestras e treinamentos.

E, na quinta-feira, 31 de julho, tive a honra de participar do evento VENDAS 360°, promovido pelo TAPAJÓS NETWORKING, em Sa
ntarém. Ao lado do parceiro Antonio Sena e de outros profissionais de destaque no Pará, apresentamos a palestra “Comunicação e Influência: Como Montar um Time Engajado”, para um público de mais de 200 pessoas, majoritariamente empresários locais.

Durante a apresentação, abordamos a comunicação como um dos maiores diferenciais competitivos do ser humano — desde os tempos primitivos até a era da inteligência artificial. Inspirados por autores como Yuval Harari e Simon Sinek, discutimos como as histórias que contamos e a forma como nos comunicamos são a base da cultura, da liderança e do engajamento nas organizações. Trouxemos casos emblemáticos, como o resgate dos mineiros no Chile, que sobreviveram graças à comunicação e liderança interna, e o exemplo de John D. Rockefeller, cuja habilidade de transmitir visão construiu um império.

Reforçamos que comunicação vai além das palavras: ela se expressa no tom de voz, na linguagem corporal e, principalmente, no exemplo diário dos líderes. Falamos sobre a importância da comunicação assertiva, do feedback validado e da escuta ativa como ferramentas práticas para gerar alinhamento, propósito e conexão. Ao final, deixamos um convite à reflexão: toda liderança começa pela forma como você comunica — e a qualidade da cultura de uma empresa é, quase sempre, o reflexo da comunicação do seu líder.

Aproveite e reflita também!

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