Pular para o conteúdo principal

A REDE

A REDE

2023 maio 28

Eu tenho dito e escrito que o relacionamento é uma das minhas maiores preocupações, quando trato de qualquer assunto que envolva pessoas.

Vemos muitas situações de crise, problemas de saúde, síndromes e transtornos e, ao final, observamos que estão, de alguma forma, ligados a questão do relacionamento.

As pessoas estão sofrendo por não conseguir se relacionar. É muito estranho perceber que as pessoas andam pelas ruas, olhando sem enxergar o que está acontecendo, sem notar que há outras pessoas em sua volta. Parecem fechadas em seu próprio mundo, mas, no entanto, não conseguem se relacionar nem consigo mesmos.

Sabemos que não estamos aqui para sobreviver. Precisamos viver e conviver... e, para isso, precisamos de relacionamentos.

Há tempos, eu adotei uma maneira de viver para contrariar esse tipo de comportamento. Invariavelmente, em cada lugar onde eu estou, procuro me comunicar com as pessoas que estão no ambiente, inclusive tentando identificar seus nomes para chamá-las.  A resposta que eu tenho obtido é fantástica. As pessoas rapidamente passam a me identificar como alguém próximo, alguém do seu relacionamento, e me devolvem um tratamento muito diferenciado. Por que isso acontece?

Ao perceberem minha forma de relacionamento, elas deixam de agir mecanicamente, executando a função momentânea.  Parto do princípio de que, antes de haver um vendedor, um atendente, um motorista ou um cobrador (por exemplo), há uma pessoa que gosta de ser tratada como pessoa, independentemente da função em que ela está executando. Isso ajuda com que a pessoa se sinta mais plena, melhora seu relacionamento consigo mesma.

Para que haja um relacionamento real com as pessoas, é necessário que seja evidenciada a pessoa que existe dentro de cada um, com seus problemas, com suas limitações, com suas qualidades e seus defeitos.

Eu tento viver assim e passar essa percepção para quem convive comigo. E noutro dia, um fato me chamou muita atenção. Estávamos no carro, eu e meu filho Thiago, voltando para casa, por uma grande avenida. Observei que as árvores estavam sendo podadas e comentei com o meu filho (adolescente de 16 anos):

- Olha, estão podando as árvores! Que bom, né? Isso é importante porque as árvores precisam ser podadas para cresçam e se renovem. Minha intenção, era fazer uma metáfora com a vida humana.

Mas, para minha surpresa, ele olhou para uma das árvores e disse:

- Poxa... que pena! Aquela mulher limpa os para-brisas, costumava atar a rede naquela árvore... Agora ela não poderá mais descansar na rede... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IRONIA DA CRIAÇÃO

  A IRONIA DA CRIAÇÃO 2022 novembro 15 Eu até tento... Mas, para quem começou a fazer Marketing sem computador, criando planilhas sem Excel, fica difícil ler (ou não) tantas neo verdades. Acho fantástico que possamos expressar nossas opiniões e, sobretudo, ter onde publicá-las, democraticamente. Mas, sinto um excesso de proprietários da verdade, renomeando velhos princípios da mercadologia. O consumidor continua sendo o motivo da criação de novos produtos, a verdade continua sendo a única forma de conquistar a fidelidade de clientes, o preço continua sendo relativo diante do valor e os meios de comunicação continuam sendo fundamentais para alcançar os sentidos dos prospects e criar uma imagem de mercado. Mesmo assim, tenho acompanhado um se número de novos tipos de marketing, novas formas de criar e, na contramão do “saia da caixa”, os criadores estão se canvando. Ai de nós, se não estivermos dentro dos moldes das plataformas e templates contemporâneos. Marketing é Marketing. E...

NÃO ERA PARA VIRALIZAR ISSO...

  NÃO ERA PARA VIRALIZAR ISSO...   Mar 28, 2020 Pois é... O termo banalizou e todos os dias estamos dizendo que tem que viralizar isso, tem que viralizar aquilo.   Mas, agora o foco mudou. Não era para viralizar o medo, a insegurança e a morte.  Tampouco era para viralizar o oportunismo de tantos que se aproveitam de um momento tão preocupante, para tirar vantagem. Lembro-me que, há alguns anos, quando eu dizia que trabalhava com Marketing, alguns amigos diziam que eu “fazia com que as pessoas comprassem o que não queriam...” Eu, prontamente justificava explicando que eu somente ajudava as pessoas a identificarem suas necessidades, com toda a honestidade.  Claro que Marketing é muito mais do que isso. Mas, hoje assistimos a uma grande imensa, insana campanha de Marketing para desfazer nossa forma de pensar. Quando eu imaginaria que os meios de comunicação de massa, que eu tanto defendia, se tornariam vilões.  De repente, viralizam informaçõ...

SEM COMUNICAÇÃO, NÃO TEM AÇÃO!

  SEM COMUNICAÇÃO, NÃO TEM AÇÃO! 2023 fevereiro 4 A Internet e sua infinidade de ferramentas, empoderou todos aqueles que desejam dizer algo. Isso é maravilhoso. Mas, mexe com a base da mídia: a Comunicação. Nós, continuamente, desenvolvemos diferentes sistemas de Comunicação, para tornar possível a convivência social. A própria palavra COMUNICAR significa PARTILHAR. Eu tive o privilégio de lecionar uma matéria sobre a História da Comunicação e outras tantas relacionadas com o tema. Guardo com carinho, até hoje, o livro que comprei no Ensino Médio e que me inspirou a mergulhar nesse estudo: A COMUNICAÇÃO HUMANA, de Colin Cherry. Evidentemente, muito se acrescentou, após tantas décadas. Mas, como dizíamos (e provocávamos): Comunicação é tudo! Mas, sem radicalismo, é inevitável a reflexão, a cada palavra, sinal, símbolo, som ou a famosa linguagem corporal. De qualquer modo, temos que refletir sobre o efeito do que estamos transmitindo. Não se trata do que queremos comunicar...