ADMINISTRADOR
QUE APAGA INCÊNDIO, NÃO É HERÓI!
2022 dezembro 27
Quando era criança, igualzinho muitas outras, pensei em ser Bombeiro. Como não admirar a coragem e a entrega dessas pessoas que, por pura vocação, salvam vidas e patrimônios (nessa ordem). Sem dúvida, continuo acreditando que são heróis.
Mas,
“apagar incêndios” ganhou novos significados, conforme o tempo foi passando e,
sobretudo, porque parece que passa cada vez mais depressa (clichê...).
Lembro-me da primeira vez que trabalhei esse termo, numa palestra que
enfatizava a necessidade de planejar. O público era de Empreendedores, pequenas
empresas que sequer tinham uma estrutura administrativa bem definida. Imagine,
então, passar o conceito de Plano de Negócios.
Usei
uma metáfora que havia lido num livreto (infelizmente não me lembro o autor,
para dar o crédito). Foi uma comparação entre as viagens do Titanic e do
navegador Amyr Klink, onde basicamente se analisava o fracasso de uma jornada
baseada na arrogância e prepotência versus um desafio consciente e baseado em
informações e disciplina. Planejamento versus “boralá” que no fim dá certo.
Esse
tema me veio à mente, ao ver que ainda há muito empresário que “aposta” no
sucesso, usando somente o famoso tino comercial e a sua opinião pessoal. Mas,
os tempos são outros. É preciso olhar com os olhos do mercado. O cliente, o
consumidor decide o quê e de quem irá comprar e a opinião pessoal do dono do
negócio chega a ser irrelevante. É necessário ter um pensamento estratégico e
não tático. O que vejo, é muitos olhando para a ponta do Iceberg: o cliente vê
e pode até achar a peça publicitária linda... mas, ele vai comprar? Num termo mais contemporâneo... há
engajamento?
Então,
por baixo da criação, do design é imprescindível a intenção, a sustentação de
uma estratégia definida, onde o meu produto ou serviço só tem sentido se
atenderem a necessidade de quem vê a propaganda. Fazer hoje, o que viu o
concorrente fazer ontem, não é estratégia. É apagar incêndio!
Ou
seja, o equilíbrio entre a comunicabilidade e a estética devem ser
cuidadosamente planejados. Caso contrário, continuaremos com ações táticas,
momentâneas, inspiradas num olhar de soslaio numa publicação bonitinha,
“criada” a partir de um template. A ponta do Iceberg.
Mas,
o que causa o naufrágio... está mais embaixo.
Comentários
Postar um comentário
Se você gosta dos meus textos, siga-me aqui e no meu site
https://pedropaschoalmkt.com/