Pular para o conteúdo principal

TREINAMENTO NÃO É ANTIBIÓTICO

 



A minha trajetória na área do Marketing foi, no mínimo curiosa e, sem dúvida, intensa e extensa.

Convicto de que a Propaganda era a m
eta, comecei a trabalhar na Panasonic do Brasil, mas muito rapidamente comecei a me envolver com o Planejamento de Marketing. Evidentemente, um desafio imenso, sobretudo porque ainda não contávamos com o suporte de laptops e as maravilhosas ferramentas disponíveis hoje. No entanto, a maior descoberta pessoal veio do trabalho em conjunto com o Overseas Training Center, da Matsushita (fábrica da Panasonic, no Japão). Desenvolvemos um ciclo de Seminários para a equipe de Marketing e Vendas, durante mais de um ano.

Além da longa imersão, pude sentir a importância do treinamento contínuo. E, desde então, passei a usar minha vocação didática em todas as empresas que trabalhei e, mais tarde, em minha própria empresa de Consultoria e Treinamento.

Continuei investindo no conceito de que treinamento não é um evento, uma ação isolada e temporal. Treinamento é movimento de ida e volta; não se impõe, responde às necessidades individuais e da equipe.

Eu acho muito estranho o comportamento de alguns empresários que contratam palestrantes para uma mega imersão, acreditando que será uma injeção cavalar, de dose única, indubitável eficácia e efeito prolongado.

As pessoas mudam todos os dias, o mercado muda todos os dias e as ações precisam estar constantemente sendo analisadas e tratadas.

O treinamento é uma das ações para se adaptar às mudanças e manter não apenas a motivação de cada funcionário, mas, também, o espírito de equipe.

O importante é enxergar os treinamentos como vitaminas, homeopatia...   e não antibiótico de amplo espectro para todos os males corporativos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IRONIA DA CRIAÇÃO

  A IRONIA DA CRIAÇÃO 2022 novembro 15 Eu até tento... Mas, para quem começou a fazer Marketing sem computador, criando planilhas sem Excel, fica difícil ler (ou não) tantas neo verdades. Acho fantástico que possamos expressar nossas opiniões e, sobretudo, ter onde publicá-las, democraticamente. Mas, sinto um excesso de proprietários da verdade, renomeando velhos princípios da mercadologia. O consumidor continua sendo o motivo da criação de novos produtos, a verdade continua sendo a única forma de conquistar a fidelidade de clientes, o preço continua sendo relativo diante do valor e os meios de comunicação continuam sendo fundamentais para alcançar os sentidos dos prospects e criar uma imagem de mercado. Mesmo assim, tenho acompanhado um se número de novos tipos de marketing, novas formas de criar e, na contramão do “saia da caixa”, os criadores estão se canvando. Ai de nós, se não estivermos dentro dos moldes das plataformas e templates contemporâneos. Marketing é Marketing. E o s
  A BANALIZAÇÃO DO “MELHOR” Quando eu era jovem tomei conhecimento do método VER-JULGAR-AGIR. Até havia um livro que alguém me presenteou e, hoje, não sei onde foi parar. Aliás, também não sei onde foi parar essa atitude... Naquele tempo foi muito relacionado aos movimentos religiosos, mas eu não vejo porque limitá-lo dessa forma. Afinal, não deveria ser assim com todas as coisas que vemos, ouvimos e lemos? Então, ao que parece, não é o método que está esquecido... é essa prática que, a meu ver, está estreitamente ligada ao bom-senso. Ah, me esqueci. O bom-senso também está meio fora de moda. No entanto, agora, mais do que nunca, deveríamos VER e JULGAR, antes de AGIR. Lembro-me que numa disciplina de Comunicação, analisamos um texto que revelava o comportamento (atual naquela época) das pessoas atingidas pela Mídia. Uma frase saltava aos olhos: “se foi divulgado na TV, deve ser verdade!”. Se isso me assustava antes, agora me apavora. Eu não gosto de bloquear as mensagens, ju
  MEUS FILHOS   Meus filhos não são mais c rianças. Ah... como eu gostaria que ainda fossem. Lembro-me do primeiro olhar que, iludido, pensei que era para mim, me reconhecendo como pai. Lembro-me dos primeiros passos que não foram passos... Lembro-me também das quedas, do choro de dor de ouvido, daquela cólica impossível de adivinhar... Mas, lembro-me, acima de tudo da cumplicidade, da confiança que tínhamos um no outro. As perguntas curiosas sobre as coisas e, mais tarde, as perguntas curiosas sobre a vida... Costumamos dizer que não queremos que os filhos cresçam. Pode ser verdade. Porque, apesar do desejo de vê-los adultos, independentes, decidindo a própria vida, temos medo de vê-los adultos, independentes, decidindo a própria vida. Provavelmente, seja um medo infantil, resquício daquele tempo em que também fomos crianças e não queríamos perder as pessoas que nos rodeavam. O fato é que, como pai, sinto a falta daqueles tempos de educação, quando pensávamos que sabía